A indústria, depois de ser aperfeiçoada pela manufatura 4.0, também está em processo de transformação digital nas suas áreas de marketing e vendas. Cada vez mais as vendas começam online e as indústrias precisam se adaptar a essa nova forma de fazer negócios.
Sua indústria está preparada para enfrentar a concorrência digital? Quando um potencial comprador, que tem uma necessidade, faz uma busca na internet ele encontra o seu produto e a sua empresa? E o seu vendedor, tem um perfil em uma rede social de negócios que gere credibilidade, mantenha relacionamentos e proporcione novas vendas?
Se você ainda não consegue responder essas perguntas é importante parar e rever a estratégia de marketing e vendas da sua indústria. A tecnologia é uma grande aliada para dar visibilidade para sua empresa, para seus produtos e seus representantes comerciais. Hoje, os compradores e especificadores começam a formar sua opinião pela internet. Só depois de pesquisar e comparar ele entrará em contato com a sua empresa e solicitará uma visita ou orçamento. Isso quando não faz a compra pelas lojas virtuais que permitem essa possibilidade.
Essa tendência já é realidade em vários mercados e passará a ser regra nos próximos anos. Para sobreviver é preciso se adaptar. Aqui vão alguns passos para ajudar a sua indústria:
1) Faça um Diagnóstico da sua indústria
É importante fazer um diagnóstico para saber em qual estágio sua indústria está na jornada da transformação digital das áreas de marketing e vendas. A partir daí é possível traçar um planejamento estratégico para que seja feita a transição do modelo de marketing e vendas.
Essa transformação não precisa ser drástica e deve acompanhar o ritmo da sua realidade de investimentos e potencial de crescimento. Sua indústria também não precisa de uma equipe de marketing interna para se adequar a essa qualidade. Conte com uma agência 360º para ajudar nesse desafio.
2) Tenha presença digital e gere credibilidade
Se hoje a sua empresa não tem um bom site, construído de acordo com seus produtos e serviços, ela não existe no meio digital. Um dos primeiros passos nessa jornada é definir claramente os objetivos da sua indústria para que o seu endereço digital esteja alinhado com as metas da companhia.
Não basta ser bonito, o site precisa estar de acordo com as regras dos buscadores, como Google e Bing, ter fácil navegação, além da linguagem adaptada ao seu público-alvo e ao que ele necessita.
A produção de conteúdos em um blog ou outra área do site da sua indústria também é importante para que ele seja encontrado. Os artigos, resenhas de produtos e notícias da sua empresa devem estar disponíveis para criar uma relação de transparência com seus potenciais compradores.
3) Capte potenciais compradores
Os sites institucionais são importantíssimos para gerar credibilidade e também novas oportunidades de negócio. Ele deve ter materiais que gerem interesse e atraiam seu público e também dispor de ferramentas para identificar clientes potenciais e capturar seus dados. Dessa forma, é possível ter uma base de compradores viva e atualizada para suas campanhas de marketing.
Hoje o mercado está repleto de softwares de automação de marketing que podem otimizar esse processo. Para selecionar o melhor para as necessidades da sua indústria é preciso ter a definição de objetivos e saber qual a capacidade de investimento da operação de marketing e vendas.
4) Defina um processo para transição dos compradores para a área de vendas
Assim que são capturados os dados de clientes potenciais, é preciso definir um processo para que a equipe de vendas seja acionada e inicie o relacionamento de apresentação da empresa, seus produtos e serviços.
Muitas vezes os possíveis compradores também buscam a reputação digital dos representantes de vendas. Por isso, é importante que eles tenham perfis em redes sociais de negócios, como o LinkedIn, e eles sejam atualizados e gerem credibilidade para as pessoas que, afinal, vão representar a sua indústria.
5) Engaje sua equipe de vendas
A sua equipe de vendas deve entender que o mercado está passando por uma transformação e qual o seu novo papel. Desde o início da implantação de uma estratégia digital, ela precisa estar envolvida, entender sua importância e como ela contribui para esse cenário.
Um dos grandes desafios da integração das áreas de marketing e vendas é o modelo mental dos representantes de vendas, que precisa ser quebrado para que eles colaborem com os objetivos da empresa, atualizem os sistemas corporativos com informações e atuem na era do Marketing 4.0.
Quando as áreas de marketing e vendas da sua indústria trabalharem em sinergia nesse novo processo de aquisição de novos clientes, os resultados positivos certamente vão surpreender!